Há 3 anos comecei a escrever um blog como anotações para uso próprio, mas com uma certa vontade que minhas anotações pudessem inspirar outras pessoas a se aventurarem mais, a se dedicar mais aos esportes, a buscar metas mais ousadas, a cuidar mais do seu próprio corpo e de sua mente. E muita vontade de deixar me tornar uma inspiração para o meu filho nas suas futuras aventuras e entender como funciona a cabeça e os sentimentos de seu pai.
Vim trazendo um conteúdo esperando ser útil e inspirador ao mesmo tempo. Mostrando as dificuldades, os problemas, os sofrimentos e os grande aprendizados ao longo desse processo. Coisas sobre o corpo, a cabeça, a rotina, as dores, as lesões, as barreiras mentais, mecânica, fisioterapia, nutrição, e tantas outras coisas que fazem parte de um atleta que não vive do esporte, mas ama e se dedica ao esporte com um compromisso algumas vezes comparável como a de um profissional.
Sempre fui uma pessoa mais reservada, sempre preferi escrever a falar. Mas antes do blog, foram anotações em cadernos e papéis que ficaram perdidos no tempo, debaixo de algum móvel ou num caderno velho que foi ou irá para o lixo. Um caminho só de ida e sem nenhuma interação. E nesses últimos anos escrevendo para nos blogs a coisa mudou. Eu mesmo reli muitas vezes posts antigos que trouxeram novos insights e inspirações. Recebi vários feedbacks que me fizeram mais felizes e mais motivados para continuar escrevendo nos blogs. É um mundo todo novo.
Nesse embalo criei um blog para cada um dos grandes desafios que me propûs a fazer ao longo de um ano. E assim escrevi:
- em 2012/13 sobre a minha aventura no Caminho de Santiago de bicicleta
- em 2013 sobre o acidente que me levou a minha Cirurgia no Joelho e o seu processo de recuperação
- em 2014 sobre o meu primeiro Haute Route, nos Pirineus
- em 2015 sobre o meu primeiro Full Ironman, em Barcelona
Só que para 2016, decidi parar de ficar criando um blog por ano. Afinal, diz quem entende, que não é assim que se trabalha com um blog. Decidi criar um blog que seja mais perene. O meu novo blog terá um tema mais abrangente. Não tem data de vencimento. Não é a trajetória para uma prova específica. É sobre minha vida de atleta amador. E cada ano passará a ser tratado como uma nova Temporada.
O nome desse novo e perene blog nasce da inspiração de um personagem real da história do Japão. Um samurai sem mestre (rounin) que se tornou o mais famoso e inspirador samurai do Japão, cujo nome é Miyamoto Musashi. É um samurai solitário que prioriza na sua vida o aperfeiçoamento incessante e infinito na arte do manejo da espada samurai, que na minha interpretação, é a arte de viver a vida.
E junto ao Musashi, um título que adquiri ano passado, na verdade uma marca. Uma marca forte e pra mim símbolo de um desafio muito duro que requer planejamento, disciplina, concentração, dedicação e muita abdicação para conquistar: "I am an Ironman !!!".
