![]() |
| Turning 49. |
Quando comecei a escrever aqui, lembro me da necessidade de deixar registrado um grande movimento que começava a influenciar meu modo de vida, novos hábitos, novos valores, novas novidades. Queria deixar o registro, especialmente, pro meu filho poder ler um dia, se inspirar, achar louco, e, se possível, aprender alguma coisa com isso. Com o passar do tempo, as grandes novidades não deixaram de ser importantes, mas se tornaram muitos sutis. Foram inúmeras descobertas, muito importantes, mas muitas tão sutis que fica até difícil explicar.
Fazer algumas provas que considero endurance, com mais de 4h de duração, começaram a se tornar rotina das minhas temporadas anuais. Treinar diariamente o ano todo virou a minha rotina há alguns anos. Assim como pequenas lesões, cansaços, tentar dormir bem, preocupar-se com uma alimentação nutritiva e a busca infinita por tentar melhorar o meu rendimento. Porém, com menos cobrança por tempos ou colocações em um ranking padrão, mas muito mais com a motivação de um processo evolutivo de longo prazo. Curtir mais os treinos do que as provas, buscar o melhor todo treino, todos os dias, não somente em alguns dias com espectadores. Enfim, estou considerando isso, amadurecimento.
Recentemente, li um livro ("Living with a Seal") que me deu um click na cabeça. O livro é fantástico e é a combinação perfeita, de um cara aparentemente "louco" com um cara "normal". O cara "normal" escreve bem e tem a cabeça aberta para "maluquices", o que nos revela a personalidade e valores de uma pessoa que não conseguiria transmitir isso por meios próprios. Simplificando, é como se um louco tivesse um intérprete da língua dos loucos para a linguagem dos "normais" e que a conclusão fosse que o "louco" é um gênio desconhecido.
Tenho algumas conclusões do livro, uma eu já sabia. Que o nosso corpo é comandado por nossas vontades e que somos capazes de superar muitas coisas que julgamos impossíveis. O poder da força de vontade, ou de uma expressão que acho ótima, willpower. Mas até aí, não tive nenhum click. O grande salto, na minha opinião, é que para subirmos um "degrau" na direção do impossível, ou para o exercício e fortalecimento do nosso willpower, não precisamos de grandes feitos. Ou traduzindo isso para a minha rotina, não precisamos nos inscrever para provas "sinistras", provas de super endurance, ou Ironman, ou qualquer evento especial para subirmos mais um degrau no nosso fortalecimento.
Diversos exemplos, são dados ao longo do livro são dados, como fazer x flexões ou barras ao longo de um dia. Do jeito que são feitas, te levam a um extremo onde somente uma força de vontade muito grande fará com que você consiga executar esse exercício. E você não precisa de nada externo, precisa ter um chão ou uma barra e muita força de vontade.
Mas o exercício que me chamou atenção, foi um exercício de fortalecimento mental que os US Navy Seals fazem, conhecidos como 6/6/48. Onde o recruta deve correr 6 milhas a cada 6 horas ao longo de 48 horas. Conceito muito simples. Porém de execução muito dolorosa e desafiadora. É um exercicio que seleciona quem realmente tem força de vontade.
Eu não tenho a menor intenção de me comparar a um Seal, assim como não quero gerar nenhum tipo de desgaste sinistro que me deixe debilitado por tanto tempo que vá prejudicar minhas "provinhas". Mas eu fiquei muito curioso e instigado com o formato do treinamento. Mexe com privação do sono e repetição. A execução de um atividade física não fácil repetidas vezes por muitas vezes com intervalos relativamente curtos de descanso por um período longo de tempo. E assim, nasce a minha versão do 6/6/48.
Será a 7/4/24 em 6/4/19.

Nenhum comentário:
Postar um comentário